(16) 3626-3371  
contato via whatsapp (16) 99223-7094
kiisotherm, tudo em isopor

tudo em isopor

menu
Tecnologia do poliestireno expandido


poliestireno expandido, isopor, quimica

Popularmente conhecido como isopor®, este produto foi desenvolvido pela empresa alemã BASF, que o batizou com este nome.

Tecnicamente seu nome é poliestireno, uma cadeia de polímeros (estireno) formada pelo carbono. O termo expandido refere-se à expansão sofrida pelas cápsulas de estireno - pérolas de 0,4 a 2,5 mm de diâmetro, podendo ser ampliadas até 50 vezes, quando em uma câmara hermeticamente fechada e aquecida, aplica-se o vácuo. As cápsulas expandem-se e moldam-se ao recipiente em que foram colocadas e como este recipiente está sob calor, suas esferas expandidas aderem-se umas às outras, formando um objeto leve e com relativa dureza. Nasce então, o poliestireno expandido.

Sem estar em um recipiente de molde, as cápsulas transformam-se em esferas soltas, que são utilizadas para enchimento e nos mais diversos tipos de acondicionamento para transporte.

Em um recipiente de molde, o poliestireno expandido toma a forma que nossa imaginação desejar. Sua forma pode ser de placas planas, tão conhecidas nas forrações de escritórios até peças de encaixe para acondicionamento de produtos, como eletrodomésticos e motores. Neste mercado o poliestireno expandido é perfeito, pois é leve, absorve choques mecânicos, facilita o transporte e reduz o espaço físico para armazenamento e seu custo é baixo.

Com o avanço da tecnologia o poliestireno expandido cada vez mais faz parte das nossas vidas. Atualmente, está sendo utilizado na substituição da cerâmica da laje de concreto, sob a forma de caixão perdido e formas para concreto. Aos poucos esta tecnologia está revolucionando a construção civil, facilitando a edificação, pois é muito mais leve (97% do seu volume é constituído de ar), além de ser térmico, ter alta resistência à compressão, à vibração mecânica e baixa absorção de umidade. Mas o grande atrativo está na queda dos custos para edificação de uma laje, seja ela de cobertura ou piso.

Como trata-se de um produto novo no mercado, ainda não temos mão-de-obra treinada em escala suficiente para trabalhar com este material e popularizá-lo, mas esta dificuldade está sendo vencida face aos benefícios que o poliestireno expandido agrega ao canteiro de obras.

Com corpos moldados com densidades diferentes (20 a 25 kg/m3), podemos ampliar ainda mais utilização do poliestireno expandido, como pallets de armazenamento e acondicionadoras de alimentos para transporte e armazenagem.

Sob o ponto de vista ecológico, o poliestireno expandido atende as regulamentações governamentais quanto à segurança e saúde. Na sua fabricação não é utilizado o Cloroflúorcarbono - C.F.C., assim não agride a camada de ozônio que protege a Terra, que filtra a maior parte dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

Atendemos todo o estado de São Paulo.

Telefone: (16) 3626-3371
contato via whatsapp WhatsApp: (16) 99223-7094

Endereço: Av. Mogiana, 917 - Ribeirão Preto, SP
E-mail: kiisotherm@kiisotherm.com.br
© Kiisotherm desde 1993

mapa do site